Apps & Software
Clássicos dos Clássicos: site atrai público jovem para música erudita
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 11/Outubro/2023
- Da Redação
O site Clássicos dos Clássicos celebra quatro anos em setembro de 2023. No ar desde 2019, ao longo desse período, a página tem se destacado como um atuante veículo de divulgação da música clássica no Brasil, em caráter não comercial e não institucional. Como pode ser visto aqui.
Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies
Juntamente com seus canais nas redes sociais, o projeto idealizado por Carlos Siffert tem atraído continuamente um maior número de seguidores interessados no universo da música de concerto, especialmente o público mais jovem.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
Uma porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre o assunto, o site já foi visitado por cerca de meio milhão de usuários desde a sua criação, sendo que 40% destes são jovens com menos de 34 anos.
Já em sua página no Instagram a audiência ultrapassa os 50 mil seguidores, sendo 1/3 destes jovens com menos de 34 anos. Tendo o público feminino como maioria, o volume de engajamento desde a criação do perfil já soma mais de 500 mil interações, entre curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.
O alcance é distribuído principalmente nas grandes capitais como São Paulo (9%), Rio de Janeiro (5%) e Fortaleza (3%), mas a página engaja também seguidores por cidades de todo o Brasil, além de países lusófonos, incluindo Portugal (1,7%).
Nas quase 1.400 publicações do Instagram – praticamente uma por dia –, as obras, histórias e curiosidades sobre a vida e a produção dos grandes compositores são contadas em linguagem informal e apresentadas em posts que privilegiam informações essenciais e exploram trechos curtos das peças comentadas, sempre com belas imagens e vídeos de interpretações selecionadas.
Estes conteúdos reverberam também no Facebook e no Tiktok, hoje respectivamente com cerca de 23 mil e 1.650 seguidores. No total, as páginas das mídias sociais já atingiram cerca de 10 milhões de pessoas desde seu início.
Assim, em sua caminhada de quatro anos, o site tem se posicionado como uma plataforma substancial para a introdução e a apreciação da música clássica para as gerações mais jovens, formando uma comunidade engajada no assunto e buscando sempre estimular o público a conhecer mais profundamente sobre o tema.
Como tudo começou
Criado por Carlos Siffert, estudioso e grande apreciador da música de concerto, o site se concretizou a partir da longa trajetória de seu idealizador nesta área. Ele conta como tudo começou.
“Meu interesse pela música clássica vem desde cedo. Meu pai e um amigo criaram no Rio um grupo que se reunia semanalmente para ouvir música e, ainda adolescente, passei a frequentá-lo. Bem mais tarde, já em São Paulo, me veio a ideia de fazer um programa no rádio.”
“Meu saudoso amigo Gilberto Tinetti me apresentou à gerente da Rádio Cultura FM de São Paulo, na época, Regina Porto. Para surpresa minha, ela aceitou de pronto minha proposta de fazer uma série sobre as Cantatas de Bach. Vieram depois outras séries.”
Na Cultura FM, Siffert concebeu e apresentou diversos programas por cerca de dez anos. Além das “Cantatas de Bach”, séries como “Mozartiana”, “As Sinfonias de Beethoven”, “Lied – A Canção Romântica Alemã”, “Mozart 250”, “Beethoven Hoje”, “Bach, Disciplina e Paixão”, “Handel”, “Haydn”, “Roberto, Clara e João” (sobre Robert, Clara Schumann e Johannes Brahms), “Clássicos dos Clássicos”, “Hollywood – a diáspora da segunda guerra” e “Festa” (Música de Natal e Ano Novo).
Siffert também escreveu o livro Beethoven através de um prisma (2016), que trata sobre a última fase do compositor alemão, considerada a mais complexa e revolucionária de sua trajetória. A edição inclui ainda Outros Ensaios, reunindo artigos sobre diversos temas da música clássica.
Agora à frente do site, Siffert continua buscando novas formas de divulgar seu assunto preferido.