Segurança
Entenda como funciona o botão de contestação do Pix
- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 07/Outubro/2025
- Bianca Bellucci
O botão de contestação do Pix já está disponível nos aplicativos dos bancos, permitindo que usuários solicitem a devolução de valores em casos de fraude, golpe ou coerção. A nova ferramenta de segurança, chamada oficialmente de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), torna o processo totalmente digital e mais ágil, sem a necessidade de contato com a central de atendimento, como ocorria anteriormente.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
De acordo com o Banco Central (BC), o objetivo com o recurso é tornar a contestação mais rápida e eficiente, aumentando as chances de recuperação dos valores transferidos indevidamente.
Na prática, assim que o usuário aciona o botão, a informação é enviada de forma imediata ao banco do destinatário, que deve bloquear os recursos disponíveis na conta, mesmo que apenas parcialmente.
Após o bloqueio, os dois bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso. Se for confirmado o ato de fraude, golpe ou coerção, o valor é devolvido diretamente para a conta da vítima. O prazo máximo para esse retorno é de até 11 dias após a contestação.
Vale lembrar que o botão de contestação do Pix se aplica exclusivamente a casos de fraude, golpe ou coerção. Situações como erros de digitação, desacordos comerciais ou arrependimentos não são cobertas por essa ferramenta.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga
