Black Friday: veja dicas para não cair em golpes onlie Black Friday: veja dicas para não cair em golpes onlie

Black Friday: veja dicas para não cair em golpes onlie

Dicas 13 de novembro de 2019 Da Redação 0

A temporada de promoções de fim de ano começa em algumas semanas. Com a Black Friday, aparecem ofertas tentadoras. Isso faz com que o volume de compras aumente – e consequentemente crescem também os golpes e fraudes online.

Leia mais
10 truques que vão te transformar em um mestre da Netflix
Confira as principais estreias da semana na Netflix
Site calcula quanto tempo você passou assistindo a séries, desenhos e novelas

De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, os ataques de phishing aumentam quatro vezes neste período. As atividades maliciosas relacionadas ao comércio eletrônico quase dobraram em três anos. Elas saíram de 6,6 milhões de ataques em 2015 para cerca de 12,3 milhões no ano passado.

Para não cair em golpes online, o 33Giga e a Kaspersky listam quatro dicas para se proteger na Black Friday.

Promoções
Verifique uma promoção antes de realizar a compra. Hackers precisam da chave de segurança e número de cartão de crédito para realizar fraudes online.

Por esse motivo, os ataques de phishing crescem muito nas semanas que antecedem a Black Friday, já que eles usam as promoções falsas para roubar a credencial de acesso e dados do cartão das vítimas.

Caso alguma oferta interessar, cheque sua veracidade antes de realizar a compra. Para quem quer uma experiência mais tranquila, o melhor é usar uma solução de segurança antiphishing confiável, como as que bloqueiam acesso a sites falsos.

Cheque o site
Antes de inserir informações pessoais, o usuário deve ter certeza de que está em um site legítimo. A barra de endereços deve conter a URL correta (atenção com a ortografia), antecedida pelas letras “https” e um cadeado verde.

Se apenas um caractere no nome do domínio estiver incorreto, a sugestão é a de não compartilhar qualquer dado confidencial. Evite também as ferramentas de busca: os criminosos fazem anúncios com sites falsos. Se o internauta não presta atenção, pode acabar indo para um site falso.

Smishing
Cuidado com o smishing. O phishing com promoções são muito populares em mensagens de e-mails, redes sociais, aplicativos de mensagens e em banners de publicidade.

Porém os cibercriminosos também usam o SMS – ou smishing. As mensagens de texto falsas também contêm promoções “imperdíveis” e pedem dados pessoais em nome de alguma empresa conhecida.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Wi-fi público
Os usuários devem dar preferência por usar conexões 3G ou 4G e evitar o wi-fi público na hora de fazer suas compras.

Em todo caso, se for necessário conectar-se a uma rede aberta, é importante o uso de uma VPN (Virtual Private Network, ou conexão virtual privada). Ela evitar que curiosos ou criminosos possam interceptar a transação e ter acesso aos dados financeiros do internauta.


Veja o que Netflix vai tirar do ar nos próximos dias.

 
 
<
>

 

Menu