Tags

Dicas

Corrente do bem: iniciativa lança desafios de valorização da vida para combater jogo Baleia Azul

Créditos: Reprodução Facebook
24 abril, 2017
Bianca Bellucci

Baleia Azul é um jogo que surgiu na Rússia, mas está ganhando repercussão pelo mundo. Isso porque ele convoca adolescentes para participarem de grupos fechados no Facebook e no WhatsApp e cumprirem 50 desafios pré-estabelecidos. Entre as tarefas estão mutilar os braços com facas, assistir filmes de terror na madrugada e, na tarefa final, cometer suicídio.

Para combater o game, dois amigos anônimos resolveram criar uma página no Facebook Baleia Rosa e um aplicativo para Android (a versão para iOS deve sair em breve). Os participantes são instigados a completarem 50 desafios do bem, como “Peça desculpas ou perdoe alguém – desbloquear aquele amigo das redes sociais também vale!” e “Conte seu dia para uma planta”. A ideia é propagar o bem por meio de pequenas ações e afetar tanto quem pratica e quanto quem recebe.

Leia mais
Já assistiu a 13 Reasons Why? Conheça plataformas que dão suporte à saúde mental
Em parceria com o CVV, Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio
Seria Baleia Azul apenas um jogo controlado por robôs?

Assim como no jogo russo, o Baleia Rosa também possui regras. A principal delas é simples: registrar as tarefas nas redes sociais com a hashtag #baleiarosa e marcar o perfil @eusoubaleiarosa. Assim, é possível espalhar o bem e convocar mais pessoas para participar do game. Até porque qualquer internauta pode fazer parte. Basta se propor a realizar os desafios diários.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.