Tags

Apps & Software

Aumente sua segurança: use o app LastPass para gerenciar e armazenar suas senhas

Créditos: Crédito da foto: Schill via Visualhunt / CC BY
8 setembro, 2016
Sérgio Vinícius

Há diversas formas de proteger seus dados da internet. Criar senhas fortes (que incluam letras, números e caracteres especiais) são o primeiro requisito básicos para aumentar a segurança do usuário. O segundo é nunca repetir o password entre dois sites ou serviços diferentes.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

O problema começa a acontecer quando se tem dezenas de perfis diferentes e uma infinidade de senhas para lembrar e acessar os serviços. Deixá-las simplesmente memorizadas no navegador não chega a ser uma opção muito segura. Neste momento, pode-se recorrer a software que gerenciam senhas. O melhor e mais fácil de usar é o LastPass.

Leia mais: Last.fm e Brazzers têm dados vazados na internet; saiba se você foi atingido

Basta instalar o programa, criar uma conta (preferencialmente com alguma senha bastante cabeluda) e passar a

Extensão do LastPass em ação: acesso às senhas com um clique
Extensão do LastPass em ação: acesso às senhas com um clique

usá-lo durante a navegação normal na internet. A cada site que você precisar de senha, ele irá perguntar se deseja que armazene as informações de acesso. Caso deseje, é possível incluir os dados à mão também. Ele vai criando uma página em que agrupa os logins e passwords. Quando se desejar entrar em determinada conta, basta entrar no LastPass e clicar sobre ela.

O LastPass também permite ao usuário armazenar informações pessoais (como endereço) e de cartões de crédito. Depois, quando o usuário deseja preencher algum formulário, é possível que, com um clique, adicione as infiormações. Há versões gratuitas do LastPass (básicas) e também pagas (premium e empresariais).

Trata-se de um programinha compatível com Mac, Windows e Linux (a extensão conversa com Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer, Opera, Microsoft Edge) e com versões para smartphones (há apps para iOS, Android e Windows Phone). Vale o download.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.