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Veja as principais motivações por trás dos ataques cibernéticos no setor de aviação

  • Créditos/Foto:DepositPhotos
  • 13/Fevereiro/2025
  • Da Redação, com assessoria

Em agosto de 2024, o Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (SEA), nos Estados Unidos, sofreu um ataque de ransomware – software utilizado para extorsão por meio de roubo de dados. À época, os hackers exigiram 100 Bitcoins (aproximadamente R$ 35.436.313) por 3 terabytes de banco do operador do terminal. Caso contrário, divulgariam dados pessoais de funcionários na dark web.

Como resultado, o aeroporto precisou desligar diversos sistemas de computador que prejudicaram sua operação, afetando desde a emissão de bilhetes até painéis de exibição e retirada de bagagem, além de causar alguns atrasos e cancelamentos de voos. Outros sete ataques cibernéticos no setor de aviação foram registrados em 2024, todos com o mesmo objetivo: extorsão e vazamento de dados.

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“Trata-se de um segmento muito visado, pois, além de movimentar milhões todos os anos e ser um dos centros da conectividade global, possui informações sensíveis de empresas e passageiros, o que chama a atenção do mercado ilegal e pode gerar sérios riscos às operações e à segurança de usuários”, informa Paulo Bonucci, LATAM VP da Cipher, empresa de cibersegurança do Grupo Prosegur responsável por conduzir uma análise sobre os ataques cibernéticos no setor de aviação. “O roubo de dados se intensificou depois da integração de dispositivos de internet, que são comumente encontrados em aeronaves, aeroportos e em toda a cadeia de suprimentos, mas que são insuficientemente protegidos, o que pode facilitar a incidência de ataques”, complementa.

A análise aponta que outro tipo de ataque frequente envolve grupos conhecidos como APT (Ameaça Persistente Avançada), que visam o roubo de dados confidenciais e de propriedade intelectual, tanto de companhias aéreas como de empresas terceirizadas. “Esse tipo de invasão costuma demandar mais tempo, mas os cibercriminosos conseguem acessar o sistema de forma imperceptível e manter-se no ambiente durante o tempo que for necessário para conduzir ações de espionagem. Isso costuma acontecer, principalmente, em períodos de tensão geopolítica, no qual os hackers monitoram informações para inteligência ou para exercer pressão política”, explica o porta-voz.

Dentre as principais motivações apontadas pelos criminosos que cometeram ataques cibernéticos no setor de aviação, estão os ganhos financeiros e o controle de estratégias geopolíticas, já que a área possui uma natureza crítica, fundamental para a economia internacional e como um meio de segurança.

Outro tipo de ataque que também possui finalidade política, de acordo com a Cipher, é o Hacktivismo, que por meio do recurso DDoS (ataques de negação de serviço distribuído), inviabiliza a prestação de serviços em sites de empresas e aeroportos. Quando grandes pautas políticas vêm à tona, eles se intensificam e buscam danificar a reputação das empresas e paralisar as estruturas da aviação.

No Brasil, os ataques cibernéticos estão cada vez mais criativos, com criminosos atuando em todos os setores e explorando falhas de segurança com diferentes objetivos. Por isso, o mercado local acaba sendo considerado um “early adopter” de tecnologias digitais, ficando à frente do resto do mundo nas tentativas de exploração ou fraudes.

“Para antecipar e mitigar possíveis ameaças no âmbito digital, a Cipher tem investido em inovações globais no campo da cibersegurança, como a Cipher xMDR, uma ferramenta capaz de consolidar e amplificar a visibilidade de riscos por meio de técnicas de automação e inteligência artificial, elevando significativamente a maturidade e a resiliência cibernética dos ambientes dos clientes da companhia”, finaliza Bonucci.

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