Reprodução
Celulares velhos e Google: parceria ajuda a monitorar desmatamento da Amazônia Celulares velhos e Google: parceria ajuda a monitorar desmatamento da Amazônia

Celulares velhos e Google: parceria ajuda a monitorar desmatamento da Amazônia

Notícias 28 de março de 2018 Da Redação, com assessoria 0

TensorFlow, uma plataforma de código de aberto de aprendizado de máquina do Google, está ajudando a comunidade Tembé e a ONG Rainforest Connection a protegerem a Amazônia. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Em 2014, o Chefe Naldo Tembé convidou Topher White e sua fundação Rainforest Connection para irem à comunidade explorar formas de usar a tecnologia para evitar o desmatamento ilegal que acontece há 80 anos. Juntos, eles criaram esse sistema capaz de enviar alertas por meio de celulares descartados colocados no topo das árvores.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Com um pequeno painel solar e a tecnologia de aprendizado de máquina da API do TensorFlow, os celulares escutam os sons da floresta e identificam motosserras e caminhões madeireiros. A partir disso, os dispositivos alertam as autoridades apropriadas. Assista, abaixo, o vídeo de apresentação da iniciativa:

Leia mais: 
Tecnologia sustentável brasileira transforma resíduos sólidos em energia
6 apps que ajudam a diminuir o impacto no meio ambiente
Conheça 5 iniciativas online que colaboram por um mundo mais sustentável

Menu