Tags

Tutoriais

Perdeu o smartphone? Aprenda a rastreá-lo ou bloqueá-lo à distância

Créditos: Photo via Visualhunt
29 março, 2017
Leo Alves

Perder ou ter o celular roubado pode gerar diversos problemas para o proprietário. Além do prejuízo financeiro, existe também o extravio de arquivos armazenados que, muitas vezes, possuem um valor sentimental ou profissional, já que os smartphones são usados para praticamente tudo nos dias atuais.

Caso seu dispositivo Android esteja nessa situação, ou para protegê-lo em uma eventual perda, acompanhe os tutoriais abaixo e aprenda como manter ativa uma função que vai rastrear, localizar e bloquear seu smartphone de forma remota – e sem instalar nenhum aplicativo. Para saber como realizar o procedimento no iPhone, clique aqui.

Leia mais
Reinstalou o WhatsApp? Aprenda a recuperar as mensagens antigas
WhatsApp está atrapalhando? Veja dicas para fazê-lo incomodar menos

Antes de iniciar o processo, será preciso ativar a localização do seu dispositivo. Para isso, puxe a barra de notificação e marque a opção Localização. O tutorial muda do Android 4.0 e 5.0 para o Android 6 e o 33Giga te explica como fazer nas três interfaces.

Android 4.0 e 5.0: 

Crédito: Reprodução
Screenshot_2016-04-13-09-27-28 edit
1- Entre no menu dos aplicativos, procure por Configurações Google e clique para abrir a aplicação.
Crédito: Reprodução
Screenshot_2016-04-13-09-27-36 edit
2-Após abrir as configurações, procure pela opção Segurança e a selecione.
Crédito: Reprodução
Screenshot_2016-04-13-09-27-47 edit
3- Ative as chavinhas das opções Localizar remotamente o dispositivo e Permitir bloqueio e limpeza remotos.

Android 6.0: 

Crédito: Reprodução
1 – Entre nas configurações do dispositivo. Na área Pessoais, toque em Google.
Crédito: Reprodução
2 – Role a tela até a parte de Serviços e entre em Segurança. 
Crédito: Reprodução
3 – Ative as chavinhas das opções Localizar remotamente o dispositivo e Permitir bloqueio e limpeza remota. 

 

Rastreamento Google
Após realizar o procedimento acima, é necessário um computador ou notebook para continuar o processo. Abra o seu navegador e vá para o site de rastreio de dispositivos Android – página pode ser acessada aqui. Depois, conecte-se à conta do Google que está veiculada ao smartphone em questão e, de acordo com as informações abaixo, escolha a opção que mais convém.

Crédito: Reprodução
Após conectar o serviço, o rastreamento informará, com uma ótima precisão, a última localização do aparelho. Note que abaixo das informações existem três opções; tocar, bloquear e apagar. A primeira serve para o dispositivo emitir um aviso sonoro. Já o segundo bloqueia e redefine a senha de liberação. A opção apagar serve para eliminar completamente qualquer dado do dispositivo e só deve ser utilizada em caso de perda ou roubo definitivo do aparelho. |Crédito: Reprodução
4 – Após se conectar ao serviço, o rastreamento informará a última localização do aparelho. Note que abaixo das informações existem três opções: Tocar, Bloquear e Apagar. A primeira serve para que o dispositivo emita um aviso sonoro. A segunda bloqueia e redefine a senha de liberação. Já a opção Apagar irá eliminar qualquer dado do dispositivo e só deve ser utilizada em caso de perda ou roubo definitivo do aparelho.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.