Apps & Software
Aprenda a desinstalar apps nativos do seu telefone Android
- Créditos/Foto:Foto via Visualhunt.com
- 21/Março/2017
- Sérgio Vinícius
Smartphones Android costumam chegar aos consumidores com uma série de apps nativos que, por padrão, não podem ser desinstalados. O leitor Erik entrou em contato com o 33Giga perguntando como se livrar desses software que mais emporcalham o telefone do que ajudam. O modelo dele é um Gran Prime Duos TV.
Sem realizar o root no smartphone, é possível desinstalar alguns apps por meio de um programa chamado Debloater (que pode ser baixado, em seu computador, aqui). O arquivo compactado é um executável. Nos testes da reportagem com um Windows 10 e dois antivírus, ele não apresentou quaisquer problemas. Caso tenha dúvidas sobre sua segurança, o 33Giga não recomenda instalá-lo em sua máquina.
Leia mais
Dá para saber se meus amigos leram as mensagens que enviei pelo WhatsApp?
É possível silenciar as notificações no WhatsApp Web; saiba como
Veja como desabilitar o recurso “visto por último” do WhatsApp
Como o Debloater baixado em seu PC, vá ao smartphone e configure a opção de desenvolvimento e, depois, de depuração nele. O caminho varia de acordo com a versão do Android, mas de forma geral é: Configurar > Sobre o telefone > Número da versão.
Em Número da versão, aperte com o dedo diversas vezes até surgir a informação Você agora é um desenvolvedor! (ou algo parecido). Feito isso, volte a Configurar e entre em Programador. Habilite o item Depuração USB. Feito isso, conecte o smartphone ao computador.
Descompacte o Debloater e rode-o no PC. Dê OK nas janelas informativas até chegar à interface final. Nela, clique em Read device packges/Click here to begin e aguarde. Aparecerão todos os app instalados smartphone – os nomes não são exatamente idênticos aos exibidos no celular (por exemplo, o Calendário da Asus chama com.asus.calendar) mas é possível deduzir do que se trata. Aí, basta marcar o item que deseja deletar e clicar em Apply e aguardar a informação de que tudo deu certo. Imediatamente, ele desaparecerá do telefone.
Nos testes realizados pelo 33Giga, foi possível apagar a maior dos apps nativos desejados – desde que eles não pertencessem ao Google. Nomes como YouTube ou Hangouts não permitiram a ação. Já itens incluídos por fabricantes como Asus e Samsung saíram com facilidade. Outro ponto importante é que o Debloater não apaga completamente o app do sistema – assim sendo, se o usuário desabilitar um software por engano, é possível reverter a ação por meio do programa para PC.
—
Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas