Greve do metrô: veja aplicativos que te ajudam a se locomover Greve do metrô: veja aplicativos que te ajudam a se locomover

Greve do metrô: veja aplicativos que te ajudam a se locomover

Dicas 18 de janeiro de 2018 Bianca Bellucci

Paulistas que usam transporte público todos os dias amanheceram com as estações de metrô fechadas nesta quinta-feira (18). Se você é um dos habitantes que serão afetados pela greve realizada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, saiba que existem aplicativos que podem te ajudar a driblar o caos que se instalará pelo Estado. A seguir, confira uma lista com programas de motoristas particulares, GPS que criam rotas alternativas, e até ferramentas para quem tirou a bicicleta da garagem.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

BlaBlaCar
Com o BlaBlaCar é possível pegar ou oferecer carona para um determinado destino, ou seja, é um compartilhamento de carros diferenciado. Na prática, é só verificar a rota desejada, combinar com o motorista e embarcar. Se a ideia é compartilhar seu veículo, basta informar qual o destino, que o interessado entrará em contato. É possível usar o serviço pelo site ou aplicativo, disponível para Android e iOS.

Cabify
Disponível para Android e iOS, o Cabify oferece uma frota de carros com direito a ar condicionado e escolha de estação de rádio. A cobrança das corridas é feita diretamente em um cartão de crédito cadastrado pelo usuário. O preço é informado antes da solicitação do carro. A viagem, que tem tarifas base de cerca de R$ 3 em horário de pico e R$ 0,50 no restante do dia, terá seu valor total calculado de acordo com a quilometragem e não com tempo de corrida.

Google Maps
Um dos aplicativos de GPS mais populares, o Google Maps é uma boa opção para traçar rotas, descobrir a situação do trânsito e o tempo estimado até o destino. O trajeto é todo narrado com áudio e automaticamente recalculado em caso de mudanças na rota. O app oferece informações para ciclistas, rotas para quem vai a pé e dados sobre o transporte público local. Disponível para Android e iOS.

HERE WeGo
Este aplicativo para Android e iOS não indica somente rotas para quem está de carro. Ao pesquisar um local, ele informa trajetos de carro, transporte público, bicicleta e até para ir a pé. Para quem quer economizar o plano de dados, há a possibilidade de baixar os mapas e navegar offline. Se der fome, faltar dinheiro ou precisar abastecer, o app também ajuda indicando restaurantes, bancos e postos de combustíveis próximos à rota.

Sem Carro
Aliado das pessoas que costumam se locomover a pé, de táxi ou de transporte público, este aplicativo para Android e iOS utiliza um sistema de geolocalização para identificar onde o usuário está. Depois, é só inserir um endereço no campo de busca e o Sem Carro irá traçar itinerários com os meios de transporte selecionados e oferecer o tempo e valores que serão gastos para chegar ao destino.

Uber
Com ar condicionado e estação de rádio escolhida pelo passageiro, além de água e balas à disposição, o Uber pode ser uma boa alternativa na hora de encarar o trânsito. O aplicativo para Android e iOS mostra o valor da corrida antes mesmo do usuário entrar no carro. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito ou por dinheiro.

Waze
Se você preferiu usar seu próprio carro para se locomover, uma boa alternativa para driblar o caos é o Waze. Isso porque o aplicativo é especialista em achar rotas alternativas para tirar o usuário do trânsito. Com uma interface amigável, o programa ainda dá dicas de radar, blitz, problemas na pista e outros alertas importantes para o motorista. Está disponível para Android e iOS.

Leia mais
Maps + Spotify: app acelera música do smartphone quando motorista ultrapassa limite de velocidade
Uber: 10 truques pouco conhecidos para usar melhor o app
Você teria coragem de subir em um táxi sem motorista? Em Cingapura isso já é realidade!

Enquanto você está preso no trânsito, aproveite para conferir memes e imagens engraçadas para usar no WhatsApp:

 
 
<
>
Menu