Tags

Apps & Software

Aplicativo ajuda estudantes a escolher qual profissão seguir

Créditos: Visual hunt
16 agosto, 2017
Da Redação, com assessoria

Escolher a profissão é, para muitos jovens, tarefa quase tão difícil quanto passar no vestibular. Mais de 30% dos estudantes ainda não decidiram qual curso pretendem seguir, aponta pesquisa realizada pela Universidade Positivo (UP). Entre os que já optaram, um dado interessante: quase 20% apresentam como primeira e segunda opções cursos de áreas muito diferentes, como Arquitetura e Ciências Biológicas. Para ajudar os jovens nessa missão, os cursos de Psicologia e Engenharia da Computação da UP desenvolveram um aplicativo: o Quiz Profissões.

Leia mais
ENEM, SAT e mais: rede social ajuda alunos que vão prestar exames nacionais e internacionais
Aprenda gramática, matemática, história e mais com estes canais no YouTube
Problemas com a ABNT? Site ajuda a organizar as referências bibliográficas

Disponível para Android e iOS, o aplicativo traz situações comuns às mais variadas profissões. A cada passo, o usuário deve escolher com qual delas mais se identifica. O teste ajuda o estudante por meio do autoconhecimento, fazendo-o pensar nas situações apresentadas e se imaginar desempenhando determinados trabalhos. O resultado mostra com qual área o usuário tem mais afinidade. São elas: Humanas, Exatas ou Biológicas, e Saúde.

Vale ressaltar que o Quiz Profissões não crava a profissão que o jovem deveria seguir. A ideia é apenas indicar quais áreas o estudante teria mais aptidão e não trazer respostas mastigadas. “Queremos ajudá-los a fazer as perguntas certas que vão levá-lo à tomada de decisão”, conta Samarah Freitas, professora do curso de Psicologia da UP e participante no desenvolvimento do aplicativo.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.