App Polícia Popular transforma usuários em agentes contra o crime App Polícia Popular transforma usuários em agentes contra o crime

Mais um exemplo de uso da tecnologia aliada à população, o aplicativo Polícia Popular foi lançado para auxiliar na segurança das cidades. Tendo como carro-chefe o comportamento colaborativo dos cidadãos, sua principal funcionalidade é permitir que as pessoas enviem alertas em tempo real sobre episódios de risco em que se encontram ou presenciam.

Screenshot_5Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Assaltos, furtos, animais ou pessoas perdidas, acidentes de carro, assédio e violência contra a mulher são alguns dos casos que podem ser notificados e até impedidos, dependendo da rapidez com que os aletas surgirem nos aparelhos dos usuários. Por meio dessa funcionalidade, o Polícia Popular quer trazer mais segurança para o usuário por meio do mapeamento de casos de risco que acontecem a todo momento nas cidades.

O aplicativo também conta com um botão de alerta específico para animais perdidos. Com a função, quando um usuário se deparar com o pet perdido na região, ele pode reportar rapidamente a situação com comentários e fotos. Dessa forma, a plataforma mapeia os acontecimentos e, com ajuda do comportamento colaborativo da população, facilita a busca e o retorno do animalzinho para sua família.

Mais do que informar sobre estas situações, o aplicativo tem como principal característica a chamada de atenção, que convida as pessoas a se engajarem em compartilhar ocorrências, informando e sendo informadas em tempo real. Outro ponto importante é que o app é independente de órgãos públicos e conta apenas com a colaboração da própria população.

Como funciona
Disponível para Android e iOS, para usar, basta o usuário se conectar a uma conta no Facebook ou efetuar um cadastro usando outro e-mail. A partir daí, o ele terá acesso a um mapa que mostrará por meio de ícones personalizados os alertas já recebidos. Também é possível pesquisar locais específicos para saber o que se passa em regiões de interesse e ter acesso rápido aos principais números de emergências, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Menu