Reprodução
App da Nokia deixa telefones Android mais fáceis de usar App da Nokia deixa telefones Android mais fáceis de usar

App da Nokia deixa telefones Android mais fáceis de usar

Dicas 16 de março de 2016 Sérgio Vinícius

O app Z Laucher Beta é tão bom que chega a dar desespero – com não mais do que três toques, é possível fazer qualquer coisa no smartphone Android. Desenvolvido pela boa e velha Nokia (que durante muito tempo colocou no mercado os melhores celulares do mundo), o programinha dá cara nova a telefones com o sistema do robozinho verde. Ele pode ser baixado aqui.

Apps do tipo “launcher” são aqueles que dão uma nova cara aos sistemas operacionais. O 33 Giga já testou, e indicou, um que deixava o Android com a cara do Windows Phone. Boa parte desses aplicativos tende a deixar o sistema levemente mais lento ou, ainda, apresentar incompatibilidades em algumas funções. Não é o que ocorre com o Z.

O rápido e competente launcher da Nokia basicamente divide a tela do smartphone em três principais. Uma, a central, apresenta os últimos apps usados, aqueles mais importantes, relógio e pouco mais. O detalhe é que nessa área, o usuário pode escrever o que deseja e o sistema retornar. Basta digitar uma letra (por exemplo, G) e a tela mostrará os apps e demais conteúdos que estejam no telefone com essa letra (pode ser um contato ou um arquivo multimídia). Caso digite duas letras (por exemplo, G e M), ele faz a combinação (e mostraria, no exemplo, o aplicativo do Gmail).

Ao arrastar a tela para a esquerda, o usuário pode ver widgets pré escolhidos. Para a direita, a lista de aplicativos por ordem alfabética. Nessas duas áreas, não é possível escrever na tela. Em uma, vai se direto ao ponto clicando nos widgets. Na outra, basta rolar, encontrar o app que procura e acessá-lo.

É tanta, mas tanta facilidade que chega a ser triste. Isso porque algo tão simples e tão funcional foi desenvolvido por uma empresa que não está mais no mercado de telefones ao usuário final. (Em tempo: o Z lembra, e muito, um sistema chamado Meego, que a Nokia testou em um smartphone que nunca foi muito para a frente, o excelente N9.) 

Veja abaixo algumas telas do Z Laucher.

 
 
<
>
Menu