Reprodução Internet
Game of Thrones: aplicativo ensina de graça Alto Valiriano, a língua de Daenerys Game of Thrones: aplicativo ensina de graça Alto Valiriano, a língua de Daenerys

Os fãs de Game of Thrones possuem mais de um motivo para comemorar. Além de a nova temporada da série chegar à HBO neste domingo (16), o aplicativo de idiomas Duolingo passará a oferecer um curso de Alto Valiriano. A língua nativa de Daenerys Targaryen poderá ser aprendida gratuitamente por meio do app para Android e iOS.

Leia mais
Conheça os destinos que servem de cenário para Game of Thrones
Concorrente da Netflix, HBO GO agora pode ser assinado de forma independente
Nerds conectados: pesquisa aponta os hábitos digitais do consumidor de cultura pop

O linguista que criou o idioma para a série, David J. Peterson, também foi responsável pelo desenvolvimento do curso de Alto Valiriano para o Duolingo. Com um vocabulário com mais de 5 mil palavras, a chegada da língua à plataforma foi anunciada por meio de uma mensagem sugestiva: “Valyrio Mazis”. Ou melhor, “Valiriano está chegando”.

O curso virtual da língua fictícia ainda não está disponível para os usuários. Ele está na ferramenta Incubator da Duolingo com início para os testes neste domingo (16).

Vale lembrar que, em Game of Thrones, o Alto Valiriano é uma língua morta de impérios derrotados e usada apenas por estudiosos, homens nobres educados e para propósitos clericais. Daenerys é a única que tem o idioma como sua língua-mãe. Tyrion Lannister, Samwell Tarly, Arya Stark e Melisandre aprenderam-na com tutores.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para [email protected] e suas questões podem ser respondidas

Menu