Tags

Dicas

Aplicativo colaborativo mapeia acessibilidade em estabelecimentos pelo Brasil

Créditos: SOZIALHELDEN via VisualHunt / CC BY
5 dezembro, 2016
Da Redação, com assessoria

Disponível para iOS e Android, o guiaderodas funciona como um guia colaborativo para consulta e avaliação da acessibilidade de estabelecimentos para pessoas com dificuldade de locomoção. Por meio dele, são avaliados restaurantes, supermercados, lojas, cinemas, farmácias, consultórios, teatros, baladas e muito mais. O objetivo é facilitar a vida de todas as pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção, sejam cadeirantes, idosos, gestantes, mães com filhos pequenos ou com tantas outras limitações físicas e funcionais.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Por meio de uma avaliação, qualquer usuário consegue classificar o estabelecimento que frequenta como acessível, parcialmente acessível e não acessível. Segundo estimativa do IBGE, aproximadamente 5 milhões de brasileiros possuem forte dificuldade ou impossibilidade de locomoção. Mas, este número pode crescer ainda mais, ao considerarmos limitações provisórias como um processo pós-cirúrgico ou mesmo a realidade de uma mãe com carrinhos de bebês.

Com abordagem otimista e descontraída, o aplicativo permite uma rápida avaliação levando em conta informações como se o estabelecimento tem vagas de estacionamento especiais ou manobrista, se a entrada é facilitada, se há boas condições de circulação interna e se há banheiro para pessoas com deficiência. São perguntas claras e objetivas que podem ser respondidas por pessoas com dificuldade de locomoção ou não. Por meio do GPS, o app ainda favorece a avaliação in loco do estabelecimento, enquanto o usuário tem a disposição uma série de outros filtros de busca.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.