Divulgação
Android deve dominar mercado de games mobile em 2020 Android deve dominar mercado de games mobile em 2020

Android deve dominar mercado de games mobile em 2020

Notícias 25 de setembro de 2019 Da Redação

Android será o meio preferido dos gamers em 2020. Pelo menos é o que aponta um relatório da Liftoff, plataforma de marketing e retargeting de aplicativos para dispositivos móveis. A pesquisa analisou mais de 107 bilhões de impressões de anúncios, quase 82 milhões de instalações e 14 milhões de compras em 555 aplicativos de jogos entre junho de 2018 e maio de 2019. O relatório contempla oito países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Japão e Coreia do Sul.

Leia mais
Celebridades que se tornaram personagens de videogame
10 dicas para aumentar a vida útil de consoles e controles de videogame
Dos consoles para as bilheterias: games que se tornaram filmes

A soberania do Android

A vantagem do Android na “guerra” de plataformas contra o rival iOS já era uma tendência observada pela Liftoff no relatório lançado no ano passado, quando o sistema operacional da Apple ainda era o mais utilizado para jogos.

Essa mudança se explica pelos custos. O preço de aquisição de um usuário por meio de ações de marketing no Android é de apenas US$ 3,21, enquanto no iOS esse valor sobe para US$ 4,85. Logo, o proprietário de um jogo tem que desbancar 51% a mais para conseguir captar um usuário da maçã.

Isso se reflete também na taxa de in-app purchase (IAP), que são as aquisições de usuários por meio de compras realizadas dentro do próprio aplicativo. Nesse critério, que mede o engajamento dos usuários, o iOS sofreu uma queda nas vendas de 21% para 13,2%, reduzindo a vantagem sobre o Android, que tem 9,5%. (Por falar em jogos, se quiser se divertir, entre em Bet365 ou em ESC Online bonus)

Brasil se destaca por baixo custo, mas desigualdade atrapalha o mercado

O Brasil é um mercado atrativo para os desenvolvedores de jogos mobile que querem gastar pouco para adquirir usuários – mas isso não significa algo totalmente vantajoso. Apesar do custo baixo para converter anúncios em instalações (US$ 1,42), os games ainda enfrentam dificuldades para converter seus esforços em vendas efetivas.

Analisando os dados de compra no aplicativo (IAP), o custo para adquirir um usuário brasileiro em jogos de celular é de US$ 33,88 (equivalente a mais de R$ 130), valor quase idêntico ao que é gasto no Canadá (US$ 33,43). Entretanto, as semelhanças param por aí. No Brasil, a taxa de engajamento, é de apenas 4,2%, contra 15,3% no Canadá.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Aproveite e descubra os 50 jogos para videogame mais vendidos de todos os tempos:

 
 
<
>
Menu