Dicas
Alterar idioma do smartphone potencializa vocabulário e habilidades linguísticas

- Créditos/Foto:DepositPhotos
- 18/Junho/2025
- Da Redação, com assessoria
Um estudo publicado pela revista científica Pesquisa em Ensino de Línguas mostrou que alterar o idioma do smartphone é eficaz em aumentar os ganhos de conhecimento de vocabulário por parte dos alunos e na melhoria da sua motivação em aprender uma nova língua. Especialistas da KNN, rede de escolas de idiomas, reforçam que essa prática diária pode contribuir também para aprimorar a compreensão auditiva, de leitura e de fala.
Não quer perder as últimas notícias de tecnologia? Siga o perfil do 33Giga no Instagram e no Bluesky
As ferramentas disponíveis hoje nos smartphones, como os assistentes virtuais, oferecem recursos que permitem aos usuários interagir em voz alta usando outro idioma. “Ao utilizar essa função, o aluno pode pedir comandos para o celular em inglês, o que pode contribuir para desenvolver técnicas de listening (escuta), reading (leitura) e speaking (fala). Esse reforço aliado a uma metodologia de ensino voltada para nativos brasileiros, como a da KNN, que foca na conversação desde a primeira aula, prepara o aluno para ter confiança ao se expressar e garante um aprendizado eficiente”, explica Edilene Bogo, diretora pedagógica da KNN Idiomas.
Confira alguns dos benefícios de alterar o idioma do smartphone:
- Imersão diária e prática constante: Ao utilizar o celular em outro idioma, o usuário é constantemente exposto à língua, o que favorece a prática diária e a assimilação natural de expressões e vocabulário.
- Aprimoramento da compreensão auditiva e leitura: A exposição frequente ao idioma, por meio de áudios, vídeos ou textos, melhora a capacidade de entender o falado e escrito, além de auxiliar na pronúncia e na fluência.
- Ampliação do vocabulário: A interação com aplicativos, notificações e configurações no idioma estudado proporciona o aprendizado de novas palavras e expressões, o que enriquece o vocabulário de forma contextualizada.
“Essa prática pode ser eficaz para integrar o aprendizado à rotina diária, tornando o processo mais natural. Ao transformar o celular em uma ferramenta de imersão, o estudante potencializa seu progresso, complementando o que é ensinado no curso de idiomas”, finaliza Edilene.
Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga