Reprodução Internet
Algoritmo aponta quais personagens de Game of Thrones têm mais chances de morrer Algoritmo aponta quais personagens de Game of Thrones têm mais chances de morrer

Quem acompanha a série Game of Thrones sabe que não deve se apegar a nenhum personagem. Isso porque ele pode morrer a qualquer instante – independentemente de sua importância na trama. Para não sofrer mais com a perda de um de seus favoritos, um estudante de PhD criou um algoritmo que aponta quem tem mais chances de morrer.

Leia mais
Game of Thrones: aplicativo ensina de graça Alto Valiriano, a língua de Daenerys
Concorrente da Netflix, HBO GO agora pode ser assinado de forma independente
Site reúne interessados em dividir conta do Netflix (e de outros serviços de streaming)

Para criar o algoritmo, o húngaro Milán Janosov analisou mais de 600 cenas e mapeou mais de 400 personagens. Com estes dados, ele criou uma rede em que cada um é representado por um ponto colorido de acordo com sua casa. Os nós estão conectados com outros conforme sua interação na série.

O cientista também mediu a intensidade dos relacionamentos, o número de conexões, e o quanto um personagem serve como ponte entre outros dois que não têm contato direto. Tudo para ter uma resposta mais precisa. (Veja aqui a rede finalizada.)

Com o mapeamento em mãos, Janosov apresentou os dados para uma inteligência artificial. O estudante pediu para que o computador descobrisse o que as pessoas mortas tinham em comum e, assim, apontasse quais personagens tinham mais probabilidade de serem cortados da trama.

De acordo com o algoritmo, os cinco personagens com mais chances de morrer são: Daenerys Targaryen (91%), Verme Cinzento (90%), Robin Arryn (90%), Podrick (88%) e Edmure Tully (88%). Theon Greyjoy e Jorah Mormont são os que têm mais chances de sobreviver, ambos com uma probabilidade de apenas 5%. (Confira aqui a pesquisa completa e em inglês.)

Vale ressaltar que, por mais meticulosa que seja a rede criada por Janosov, os resultados não podem ser levados a ferro e fogo. As conexões em Game of Thrones vivem em constante mudança. Sem contar o fato de que George R. R. Martin adora quebrar expectativas. Então, talvez Dany, uma das mais favoritas do público, não tenha um fim trágico.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu