Valeriy Khan
5 sinais de que seu computador precisa de um upgrade de memória 5 sinais de que seu computador precisa de um upgrade de memória

Você está trabalhando em um documento ou jogando e seu computador congela, interrompendo o processo. Este problema frequentemente é atribuído ao PC. Mas, em muitos casos, a falha vem da memória insuficiente.

A memória é um dos componentes mais críticos do computador. Ela permite que o sistema execute muitas de suas tarefas diárias, como navegar na web, editar uma planilha do Excel ou experimentar o realismo do game mais recente. E, no entanto, o problema da memória insuficiente pode ser negligenciado – ou pior, não identificado em primeiro lugar.

Há uma série de sinais fáceis de detectar para descobrir se a sua máquina está precisando de uma atualização de memória. Os alertas são encontrados nos programas mais comuns que executamos e podem ser facilmente identificados. Aliás, você provavelmente já os experimentou, mas não as associou à memória.

Leia mais
Muitos ícones no desktop deixam PC lento? Veja 5 mitos e verdades sobre o uso de computadores
Qual o melhor antivírus para computadores Windows e Mac?
Cadeira e mesa para computador: sugestões para dar um up no escritório ou em casa

1. Tempo de carregamento de letras e palavras em processadores de texto

Você tem que esperar por letras e palavras aparecerem enquanto digita? Este é um sinal claro de que seu computador precisa de mais memória. A atualização de 2 GB para 4 GB pode reduzir o tempo de carregamento e as chances de congelamento do PC. Se você usa software de processamento de texto ou planilha com freqüência, a atualização para 8 GB pode fornecer uma capacidade de resposta aprimorada e diminuir a chance de congelamento.

2. Navegadores da web que não conseguem abrir novas guias rapidamente

Como os navegadores usam muitos dados ativos, é comum presenciar um atraso entre clicar para abrir uma nova guia do navegador e o momento em que ela é aberta. Aumentar a memória de 2 GB para 4 GB ou 8 GB pode acelerar a capacidade de resposta. Vale ressaltar que a memória não afeta a velocidade da sua conexão com a internet, mas esta será executada com mais eficiência.

3. Reprodução interrompida ou congelada ao transmitir vídeos

Assim como a navegação na web, o streaming de vídeo depende da velocidade da internet, mas o seu computador precisa de gigabytes suficientes para executar tudo em segundo plano enquanto transmite o conteúdo. A memória de 4 GB pode reduzir o risco de reprodução interrompida ou congelada. Agora, 8 GB podem melhorar a multitarefa e reduzir os problemas de execução.

4. Execução lenta do comando durante jogos

Muitos jogos exigem pelo menos 4 GB de RAM para serem executados, mas é recomendável instalar pelo menos 8 GB para rodá-los bem. Até porque não rola perder uma sequência de mortes no COD por causa de um computador com dificuldades para manter o ritmo. Vale instalar 8 GB de RAM para começar e aumentar para 16 GB, se necessário.

5. Resposta lenta a cliques durante a edição de fotos e vídeos

Programas de edição de fotos e vídeos, como Photoshop e Final Cut, exigem mais recursos do sistema do que outros tipos de software. Se você não tiver pelo menos 8 GB de RAM, por exemplo, o computador pode não ser capaz de executá-los. Como eles inundam seu sistema com dados ativos, você precisa de gigabytes de RAM suficientes para armazenar tudo.

Conclusão

Enquanto o usuário casual pode conviver com esses problemas e fechar os olhos, os heavy users se tornam impacientes, frustrados e desmotivados. Na verdade, quando a Crucial entrevistou 2 mil britânicos, descobriu que demoram apenas 60 segundos, em média, antes de perder a paciência com um computador lento ou congelado – algo vivenciado por cerca de metade de todos os usuários de PC diariamente.

Na próxima vez que você estiver trabalhando em uma planilha, assistindo a streaming de vídeo ou em um jogo, fique atento aos sinais acima. Caso os identifique, tome providências para instalar a memória que melhor atenda às suas necessidades. Uma varredura de sistema revela rapidamente a memória compatível para seu computador, ajudando até mesmo os usuários mais casuais.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

E já que o assunto é computador, confira a evolução do eletrônico:

 
 
<
>
Menu