Tags

Dicas

5 recursos avançados para curtir mais o Spotify

24 junho, 2020
Marcella Blass

Ir além do básico na hora de usar um serviço é uma boa pedida para deixar a experiência muito mais satisfatória. No caso do Spotify, muita gente não faz ideia da existência de alguns recursos avançados, que podem ajudar o usuário a aproveitar o streaming ao máximo.

Pensando nisso, o 33Giga te mostra, abaixo, cinco desses truques. Os tutoriais foram feitos no app para Android e desktop, mas são semelhantes na versão para iPhone

Leia mais: 
50 playlists para conhecer músicas novas no Spotify
Recurso do Spotify encontra pessoas ouvindo a mesma música ao redor do mundo

1 – Lista de reprodução

O recurso funciona como uma fila de espera que mostra qual é a ordem que as músicas serão tocadas. Aqui, além de conferir a sequência, você pode movimentar as músicas para cima e para baixo para criar sua própria ordem de produção. É possível também adicionar ou remover faixas da lista, para ouvir (ou não) qualquer título sem sair da playlist ou álbum atual.

Para visualizar sua lista de reprodução, basta abrir a música que está ouvindo no momento. O recurso estará no canto inferior direito, no símbolo dos três riscos com o triângulo.

Para acrescentar uma faixa, vá até as três bolinhas ao lado dela e toque em Adicionar à fila.

 

Para remover, marque o círculo vazio ao lado da música. Depois, toque em Remover.

2 – Histórico

Ainda dentro da lista de reprodução, é possível conferir uma página com as últimas 50 músicas que você ouviu no Spotify. A listagem está disponível na aba Histórico. Contudo, esse recurso é acessível apenas na versão desktop do serviço de streaming (disponível aqui para download).

3 – AutoPlay

Por padrão, quando um álbum ou playlist termina, o Spotify dá um stop na reprodução. Mas, com o recurso Autoplay ativado, o serviço vai começar a tocar automaticamente uma seleção de músicas parecida com as que você estava ouvindo. Para ativá-lo no celular, basta ir ao Início, clicar em Configurar e ativar a opção na área Reprodução.

Já no computador, clique na setinha ao lado do seu nome, na parte superior da tela e selecione Preferências. No pé da página, basta ativar o botão do AutoPlay.

4 – Economia de Dados

Para quem ouve o conteúdo do Spotify especialmente por meio das redes móveis (3G/4G), vale a pena ativar a função Economia de dados. Para poupar seu pacote de dados, o recurso diminui a qualidade da música e desativa (se existir) aquelas animações que aparecem no fundo das faixas reproduzidas, chamadas de Canvas.

O recurso pode ser ativado a partir da página Início do aplicativo, entrando em Configurações > Economia de Dados > Ligado.

5 – Silenciar artistas

Para deixar a experiência musical mais satisfatória, o Spotify permite silenciar artistas indesejados. Com o recurso ativado, o app passa a ignorar as faixas do artista em questão em qualquer playlist, estação de rádio e seção de podcasts.

Para fazer esse bloqueio, é necessário visitar o perfil da banda, do cantor ou podcast e tocar nos três pontinhos na parte superior da página. Depois, basta confirmar em “Não tocar esse artista” (no iOS) ou em “Não tocar isso” (no Android).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.