Tags

Dicas

5 plataformas de financiamento coletivo que ajudam a tirar ideias do papel

5 maio, 2017
Bianca Bellucci

As plataformas de financiamento coletivo nada mais são do que uma gourmetização das “vaquinhas”. Por meio de pequenas quantias doadas por fãs, internautas viabilizam suas ideias. Disseminado rapidamente pelo Brasil e mundo, o crowdfunding pode ser uma boa alternativa para quem quer tirar um negócio do papel. Conheça cinco destes sites especializadas no segmento.

Leia mais
Compartilhe sofás, garagens e mais com apps de economia colaborativa
Troque habilidades por acomodações e viaje o mundo com site de economia colaborativa
Veja 5 startups que misturam inovação com responsabilidade social

Catarse
Para tirar um projeto do papel, o internauta deve se inscrever neste crowdfunding e colocar o valor que precisa arrecadar. Depois, é só divulgar a campanha e esperar que familiares, amigos e anônimos contribuam com pequenas quantias de dinheiro para tornar o sonho em realidade. Os contribuintes ainda ganham recompensas pela ajuda. Quanto maior for o valor da doação, mais especial será o agrado.

Padrim
Essa plataforma serve como uma alternativa de renda para produtores de conteúdo. Isso porque os usuários criam uma página na qual disponibilizam seus projetos e convidam os seguidores a se tornarem “padrinhos”. Ou seja, eles devem pagar uma mensalidade para manter o conteúdo sempre no ar. Além de incentivar a produção, os assinantes têm acesso a materiais exclusivos.

Benfeitoria
Esse crowdfunding é um pouco diferente dos que estão no mercado. Ele não cobra comissão pelas iniciativas cadastradas e só aceita projetos que tragam algum tipo de benefício coletivo para a sociedade. Dá para usar a modalidade tradicional (financiada por pessoas comuns com pequenas quantias) ou Matchfunding (parte bancada por uma instituição).

Juntos.com.vc
O Juntos.com.vc tem um grande diferencial: ele é 100% dedicado a causas sociais. Além de ajudar na arrecadação de dinheiro para organizações sem fins lucrativos, o crowdfunding auxilia na comunicação, estratégia e divulgação da campanha. O objetivo é que as ONGs alcancem o maior número possível de doações.

Queremos!
Na Queremos!, o internauta pode pedir as bandas que ele gostaria que fizesse um show em sua cidade. Na prática, o usuário entra no site e solicita o espetáculo. Quanto mais pessoas pedirem pelo mesmo evento, maior será a chance de algum produtor trazer a atração ou o próprio artista se interessar em tocar no local. O crowdfunding já conseguiu trazer The XX, Franz Ferdinand, Feist, Belle & Sebastian, e muitos outros para o Brasil.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.