Photo credit: Marcos Nozella via Visualhunt / CC BY
5 aplicativos grátis para facilitar a mobilidade urbana 5 aplicativos grátis para facilitar a mobilidade urbana

Foi-se o tempo que era preciso decorar os horários que os ônibus passavam, ou que era praticamente impossível descobrir qual a situação do metrô ou dos trens. Hoje existem aplicativos que fazem tudo isso, estando na palma da mão do usuário, nos smartphones. Confira nesta lista do 33Giga alguns apps que ajudam a vida de quem utiliza transporte público regularmente.

Moovit
A ideia deste aplicativo é ser uma espécie de Waze transporte público. Além de informar rotas e horários do transporte público, é possível também acompanhar em tempo real a rota do ônibus. Dá até para escolher em qual ponto deseja descer e o app emite um alerta informando quando estiver se aproximando do destino. Nem sempre o Moovit consegue informar com precisão os horários, mas por estar disponível em diversas cidades do Brasil, e até do mundo, é uma boa opção gratuita. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Citymapper
O Citymapper funciona de maneira semelhante ao Moovit. É possível cadastrar endereços frequentes, como o residencial e o do trabalho, por exemplo. Porém, ao selecionar um destino, ele informa qual a melhor opção para fazer o caminho; a pé, de bicicleta, taxi ou ônibus. No caso dos dois primeiros, o aplicativo ainda informa qual a melhor rota. Na opção de ônibus, ele informa todos os pontos e linhas disponíveis na localidade que o usuário está. É possível também salvar quais linhas de metrô e trem de São Paulo são mais utilizadas, para o que o app informe sempre como está a situação da linha. O Citymapper é grátis e está disponível para Android e iOS.

Cadê o Ônibus
Bastante similar aos outros, o aplicativo funciona apenas com a cidade de São Paulo. Ele traz informações sobre as linhas de ônibus, trens e metrô da metrópole paulista. Também dá para favoritar as rotas mais frequentes e habilitar as notificações sobre linhas. Assim como os outros dois apps anteriores, também é possível procurar pontos próximos. O aplicativo está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Buss
Disponível apenas para Android, esse app é mais simples que os anteriores. Ele só informa os horários em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ). Após selecionar um dos três municípios, basta pesquisar o número da linha no campo de buscas, escolher o sentido que deseja e qual o ponto. A partir dessas informações o Buss fornecerá os horários do ônibus naquele local. Dá para favoritar as linhas mais utilizadas, porém só é possível pesquisar alguma linha com o número dela. Ele também não fornece dados sobre a localização do usuário, como linhas ou pontos próximos.

Cittamobi
Uma opção mais alternativa, voltada mais para algumas cidades metropolitanas (como da região do ABC paulista), e algumas capitais do nordeste, como Salvador e Recife. É possível favoritar linhas, consultar rotas e saber o horário previsto que o ônibus passará naquele ponto. Porém, dos aplicativos desta lista, esse foi o mais complicado de ser usado. O Cittamobi é grátis e está disponível para Android e iOS.

Menu