33Giga Tecnologia para pessoas

Notícias

41,3% dos brasileiros discorda que jogos digitais levam ao comportamento agressivo

  • Créditos/Foto:Photo by Kelly Sikkema on Unsplash
  • 28/Junho/2019
  • Da Redação, com assessoria

A Pesquisa Game Brasil (PGB) trouxe o cenário atual do mercado de games e abordagens dos hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos. Seguindo a mesma metodologia dos anos anteriores, a PGB foi realizada no mês de fevereiro e teve a participação de 5.110 pessoas entrevistadas não só no Brasil, mas também no México, Chile, Argentina e Colômbia.

Leia mais: 
5 jogos divertidos (e viciantes) para treinar agilidade e raciocínio
Minecraft, Free Fire e mais: veja 30 jogos gratuitos para celular

Relação pais, filhos e jogos

A pesquisa notou que o envolvimento que os pais têm com os games é diretamente proporcional à aceitação que possuem com relação ao consumo de jogos digitais de seus filhos. Quando afirmado que “deve-se evitar que as crianças joguem antes de dormir”, a maioria dos pais entrevistados concordaram totalmente com a afirmação (48,7%).

Pais hardcore gamers, por sua vez, tiveram uma posição menos discrepante em relação ao assunto (42,3%). “O envolvimento dos pais com jogos digitais faz com que a sua opinião geral sobre o consumo dos jogos seja mais favorável do que daqueles pais que são menos envolvidos. Ao mesmo tempo, esse envolvimento não faz com que os pais tenham uma opinião diferente dos outros, apenas menos incisiva”, revela Matheus Marangoni, professor da ESPM.

Um ponto que voltou à discussão recente foi a violência nos jogos digitais como influência negativa para as crianças e adolescentes. A PGB 2019 notou que os pais são divididos em relação ao tema, mas que a maioria não acredita que os jogos digitais levam ao comportamento agressivo. 41,3% dos pais discordam (totalmente ou parcialmente) que os jogos digitais sejam capazes de promover esse comportamento, enquanto os pais jogadores hardcore tendem a se opor mais à essa afirmação, com 48,5% de discordância.

“Isso mostra que os pais ainda estão inseguros com relação ao tema” aponta Matheus. “Muitas pesquisas científicas entendem que os jogos digitais influenciam seus jogadores, mas que a responsabilidade sobre um fenômeno comportamental não pode recair sobre uma única fonte de influência, existindo diversas outras questões contextuais do sujeito que devem ser avaliadas para chegar a alguma conclusão consistente”.

Outro assunto que deixa os pais divididos é a influência que os jogos digitais possuem na aprendizagem de seus filhos. Mesmo entre os pais gamers, a opinião é dicotômica: 37,6% discordam (parcialmente ou totalmente) que os jogos possam atrapalhar, enquanto 41,6% concordam (total ou parcialmente).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Os 50 jogos de videogame mais vendidos de todos os tempos de acordo com o VGChartz. 1. Wii Sports (2006) – 82 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
2. Super Mario Bros. (1985) – 40 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
3. Mario Kart Wii (2008) – 35 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
4. Wii Sports Resort (2009) – 32 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
5. Pokémon Red/Green/Blue Version (1998) – 31 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
6. Tetris (1989) – 30 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
7. New Super Mario Bros. (2006) – 29 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
8. Wii Play (2007) – 28,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
9. New Super Mario Bros. Wii (2009) – 28,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
10. Duck Hunt (1985) – 28,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
11. Nintendogs (2005) – 24 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
12. Mario Kart DS (2005) – 23,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
13. Pokémon Gold/Silver Version (2000) – 23 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
14. Wii Fit (2008) – 22,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
15. Kinect Adventures! (2010) – 22 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
16. Wii Fit Plus (2009) – 21 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
17. Grand Theft Auto: San Andreas (2004) – 20,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
18. Super Mario World (1991) – 20,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
19. Grand Theft Auto V, para PS3 (2013) – 20,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
20. Brain Age: Train Your Brain in Minutes a Day (2006) – 20 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
21. Grand Theft Auto V, para PS4 (2014) – 18,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
22. Pokémon Diamond/Pearl Version (2007) – 18,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
23. Super Mario Land (1989) – 18 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
24. Super Mario Bros. 3 (1990) – 17 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
25. Grand Theft Auto: Vice City (2002) – 16,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
26. Pokémon X/Y (2013) – 16 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
27. Grand Theft Auto V, para Xbox 360 (2013) – 15,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
28. Pokémon Ruby/Sapphire Version (2003) – 15,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
29. Brain Age 2: More Training in Minutes a Day (2007) – 15,2 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
30. Pokémon Black/White Version (2011) – 15,1 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
31. Pokémon Sun/Moon (2016) – 15,06 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
32. Mario Kart 7 (2011) – 15,04 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
33. Call of Duty: Black Ops 3 (2015) – 15 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
34. Gran Turismo 3: A-Spec (2001) – 14,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
35. Call of Duty: Modern Warfare 3, para Xbox 360 (2011) – 14,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
36. Call of Duty: Black Ops, para Xbox 360 (2010) – 14,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
37. Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition (1999) – 14,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
38. Call of Duty: Black Ops II, para Xbox 360 (2012) – 13,86 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
39. Call of Duty: Black Ops II, para PS3 (2012) – 13,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
40. Call of Duty: Modern Warfare 2 (2009) – 13,5 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
41. Call of Duty: Modern Warfare 3, para PS3 (2011) – 13,3 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
42. Call of Duty: WWII (2017) – 13,17 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
43. Grand Theft Auto III (2001) – 13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
44. Super Smash Bros. Brawl (2008) – 12,9 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
45. Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire (2017) – 12,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
46. Call of Duty: Black Ops, para PS4 (2010) – 12,6 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
47. Animal Crossing: Wild World (2005) – 12,14 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
48. Halo 3 (2007) – 12,13 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
49. Super Mario 64 (1996) – 11,8 milhões de cópias | Crédito: Divulgação
50. Pokémon Heart Gold/Soul Silver Version (2010) – 11,7 milhões de cópias | Crédito: Divulgação