Photo by freestocks.org on Unsplash
37% do tempo do brasileiro na TV é dedicado ao streaming 37% do tempo do brasileiro na TV é dedicado ao streaming

A DEMANDA, empresa brasileira de pesquisas de mercado, divulgou os resultados de seu “Global Media”. O estudo, realizado em 15 países, incluindo o Brasil, monitorou a posse, frequência e utilidade de aparelhos eletrônicos, serviços de streaming e cabo.  Os dados mostraram o crescimento do consumo de TV via streaming, no Brasil, onde 37% do tempo de utilização de TV dos entrevistados é nesse formato, ficando acima da média mundial que é de 29%.

Leia mais:
Retrospectiva: os melhores gadgets testados em 2018
Testamos: Beats Pill+ tem som potente e design minimalista por R$ 1.299

O estudo também mostra que as smart TVs, no 5º lugar com 74%, estão tomando definitivamente o espaço das TVs tradicionais, que estão na 13ª colocação e em 28% dos lares. Esta, fica atrás até de outros aparelhos já considerados obsoletos, como de DVD, tocadores de CD e de MP3.

Conteúdo que os brasileiros consomem 

De acordo com a amostra consultada pela DEMANDA, o conteúdo mais consumido pelos Brasileiros são notícias, citadas por 89% dos entrevistados. Logo após estão as redes sociais, acessadas por 84% dos usuários de aparelhos eletrônicos.

O canal mais citado pelo qual os entrevistados consomem notícias foram os smartphones, com 80%; seguido pelo computador, com 67%. Com queda na intenção de uso, jornais e revistas ainda foram mencionados por 60% dos entrevistados, ficando na 3ª colocação.

Contudo, o estudo da DEMANDA também verificou as tendências de uso no futuro, nos próximos cinco anos. Dentre aqueles que utilizam o smartphone, 55% acreditam que estarão usando ainda mais o aparelho. Em contrapartida, 30% dos leitores de jornais e revistas afirmam que não utilizarão esses canais até lá.

Whatsapp é utilizado por 99% dos entrevistados

O “Global Media” também investigou o comportamento dos usuários nas redes sociais, e o Whatsapp ainda é o mais utilizado — ficando em primeiro lugar no ranking citado por 99% dos entrevistados. “É importante destacar que esta é uma realidade muito específica dos brasileiros, já que na média mundial o aplicativo de troca de mensagens fica apenas em 5º lugar lembrado por 37% dos entrevistados. Na média global o campeão é o Facebook, com 67% de penetração”,  comenta Gabriela Prado, diretora executiva da Demanda e responsável pela pesquisa.

No Brasil, o Facebook fica em 2º lugar, com 70%. Isso significa que, mesmo estando atrás do Whatsapp, a primeira rede social de Mark Zukerberg é utilizada em percentual superior à média global. Seguido pelo Instagram, na 3ª posição com 63%.

Eletrônicos

O Smartphone é o grande destaque do mercado de dispositivos no Brasil, abrindo espaço para que a criação de conteúdo se torne cada vez mais focada nas pequenas telas. Apesar de uma presença maciça, a Smart TV ainda é um produto em ascensão e uma oportunidade com grande tendência de aumento de utilização.

Streaming  TV, Smart Watchess e Smart Home também são apostas no mercado brasileiro. Apesar de ainda aparecem com baixos percentuais, quando adquiridos, são muito utilizados e com tendência de grande aumento nos próximos cinco anos. Já aparelhos como Blue Ray, CD e DVD Player tendem a tornar-se obsoletos em breve.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Por falar em streaming, confira todos os filmes vencedores do Osca que estão disponíveis no catálogo da Netflix:

 
 
<
>
Menu