Pixabay
10 truques do WhatsApp para você se tornar um expert no aplicativo 10 truques do WhatsApp para você se tornar um expert no aplicativo

Telegram e Facebook Messenger até tentaram roubar os holofotes, mas o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mercado. Embora seja bem didático e simples de usar, o programa é recheado com recursos que podem melhorar a experiência do usuário. A seguir, o 33Giga separou 10 truques para você se tornar um expert no app. Confira!

Fontes diferentes
O WhatsApp permite que os usuários enviem mensagens com diferentes tipos de fontes. São elas: negrito, itálico, tachado (popularmente conhecido como riscadinho) e FixedSys (que lembra a tipografia de uma máquina de escrever). Para usá-las é fácil. Basta inserir um caractere antes e depois dos trechos. No caso do negrito, adicione um asterisco (*). Por exemplo, *Bom dia*. Se quiser mandar uma frase tachada, coloque um til (~). Para itálico, acrescente um underline (_). E para utilizar FixedSys, digite três sinais de acento grave (` ` `).

Papel de parede
Para deixar seu WhatsApp mais personalizado, é possível mudar o papel de parede convencional por algum que tenha mais a sua cara. É possível escolher entre uma imagem da sua câmera, da biblioteca do celular ou cores sólidas disponibilizadas pelo próprio aplicativo. Veja aqui como realizar o passo a passo. A mudança também pode ser feita na versão WhatsApp Web. Saiba aqui como usar o recurso escondido nas opções de configuração do serviço para navegador.

Links, mídias e docs
Se você passa horas procurando um site, uma foto ou um documento enviado pelo WhatsApp e, às vezes, até deixa a investigação pela metade, saiba que existe uma forma simples de acessá-los. Isso porque existe um atalho nas configurações do aplicativo que encontra e separa todo conteúdo enviado em uma conversa – seja ela individual ou em grupo. Clique aqui e descubra como acessar esse recurso.

Leia mais
App permite ler mensagens do WhatsApp sem que ninguém saiba
Pistas indicam se você foi bloqueado no WhatsApp

Galeria de GIFs
Ideal para ilustrar reações, os GIFs ganharam uma galeria dedicada no WhatsApp. Sincronizado aos programas especializados GIPHY e Tenor, o usuário só precisa acessar a seção, digitar o que procura (preferencialmente em inglês) e escolher qual GIF quer enviar. Vale lembrar que o aplicativo se conecta aleatoriamente aos programas. Não dá para o internauta escolher entre os serviços de animação. Veja como encontrar a galeria no Android e no iOS.

Plano de dados
Sempre que o usuário recebe uma imagem, um áudio, um vídeo ou outro tipo de arquivo multimídia no WhatsApp, o conteúdo, normalmente, é baixado automaticamente. Independentemente de o celular estar conectado ao Wi-Fi ou ao 3G. Esse tipo de ação pode ser um problemão, pois come o plano de dados. Porém, para economizar seus dados móveis, é possível controlar o que pode ser baixado ou não via 3G. Confira como neste tutorial.

Versões web e desktop
Muito além do aplicativo, o WhatsApp possui uma versão web e outra desktop que possuem o objetivo de facilitar a comunicação no computador. Bem parecidas, as plataformas permitem receber e enviar mensagens. E, o melhor, o conteúdo trocado fica armazenado em todos os meios. Para usar uma das opções, basta sincronizar o aplicativo. Os aparelhos devem estar conectados à internet (não necessariamente na mesma rede). Clique aqui para ver como usar a versão web e aqui para a desktop.

Time beta
Constantemente, o WhatsApp libera novas funções e melhorias. O curioso é que esses novos recursos são disponibilizados primeiro para os usuários que utilizam a versão de teste do aplicativo, que têm a função de ajudar a empresa a determinar se tal novidade é útil ou não, se apresenta estabilidades ou precisa de retoques. O mais legal é que qualquer usuário do Android que tiver interesse pode fazer parte dessa equipe de testadores. Para você também fazer parte do time beta, clique aqui.

Leia mais
Conheça os principais golpes no WhatsApp e como cada um afeta a sua segurança
Perdeu o celular? Saiba o que fazer para proteger sua conta do WhatsApp

Recuperar mensagens
Trocar de smartphone e não perder nada se tornou uma tarefa bem mais fácil com a chegada da nuvem. Hoje, boa parte dos serviços online permitem que o internauta faça um backup. Assim, na hora de mudar de aparelho, basta recuperar o último arquivo feito. No caso do WhatsApp, tudo o que o usuário precisa fazer é ter um backup realizado em seu número de telefone. Ao inserir o chip no novo dispositivo, o aplicativo recupera as conversas. Clique aqui e saiba mais.

Conversar com o WhatsApp
Se você está com um problema e o eficiente FAQ do WhatsApp não possui a resposta, saiba que existe um último recurso. O aplicativo recomenda que os usuários entrem em contato diretamente com ele e notifiquem a falha por e-mail. Veja como executar o procedimento neste tutorial.

Apagar a conta
Para viver um tempo de detox digital ou, simplesmente, para se livrar dos agitados grupos, o WhatsApp permite que os usuários apaguem sua conta. E o procedimento é tão simples e rápido quanto a criação do perfil. Este passo a passo ensina como realizar o procedimento e abandonar o popular aplicativo de mensagens.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Menu