YouTube: 10 truques para você se tornar um especialista na rede social YouTube: 10 truques para você se tornar um especialista na rede social

Com mais de um bilhão de usuários, o YouTube é a maior rede social de vídeos do mundo. Presente em 88 países e disponível em 76 idiomas, o que nem todos sabem é que ela pode ser bem mais do que um clique ali e outro aqui para assistir a diferentes conteúdos. A mídia oferece uma série de recursos que podem deixar as reproduções mais otimizadas e divertidas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Criar canal
A profissão de youtuber ou influenciador está na moda. Se você também quer entrar na onda – ou apenas quer ter um lugar para postar seus vídeos amadores –, o 33Giga ensina como criar um canal na rede social. O passo a passo você confere neste link.

Configurar inscrições
A função “Inscrever-se”, disponível em todos os canais do YouTube, permite que os usuários acompanhem todas as novidades de seus perfis preferidos. Acionando o “sininho”, ainda é possível receber notificações em tempo real sobre qualquer conteúdo novo que interesse. Mas, se você não estiver satisfeito com as configurações, basta entrar e reconfigurá-las. Clique aqui e saiba como.

Atalhos do teclado
O YouTube oferece uma série de truques para quem gosta de controlar a reprodução por meio do teclado. Entre os destaques está passar o vídeo para uma porcentagem específica da reprodução. Por exemplo, tecle 1 para avançar para os 10%, 5 para 50% e por ai vai. Apertar as setas para cima ou para baixo, respectivamente, aumenta e abaixa o volume. O botão “Home” volta o vídeo ao início, enquanto “End” finaliza a reprodução. As setas para a esquerda e direita voltam e avançam, a tecla Espaço pausa, já a letra F ativa o modo Tela Cheia.

Leia mais
YouTube: conheça os 50 canais mais populares da rede social
Descubra quais são os vídeos mais odiados do YouTube

Tema Escuro
O YouTube possui um recurso que ajuda quem passa horas assistindo a vídeos. Chamada de “Tema Escuro”, a função transforma o layout branco em preto, o que o torna ideal para descansar os olhos. Para ativá-la é bem simples. Clique em seu avatar, que aparece na lateral direita da tela, e depois selecione a opção “Tema escuro: desativo”. Pronto! Automaticamente ele será habilitado.

Reprodução automática
Por padrão, o YouTube possui o recurso “Reprodução automática”, que, sem o usuário clicar em nada, emenda vídeos com base em seu histórico de exibição. Apesar de útil, no caso de quem quer conferir vídeos dentro de um canal ou assunto específico, pode incomodar aqueles que preferem escolher manualmente o que assistir na sequência. Para desativar a função, basta clicar no botão ativar/desativar que fica ao lado direito da tela de reprodução do vídeo que você está assistindo.

Criar GIF
Transforme aquele vídeo em um GIF em poucos passos. Para isso, basta acrescentar a palavra “gif” antes da URL. Exemplo: http://www.gifyoutube.com/. O código vai direcionar o usuário para uma página parceira da rede social, a gifs.com. Lá, o vídeo vai estar prontinho para ser editado em uma interface muito simples, mas igualmente intuitiva e divertida. Clique aqui e saiba mais.

Público infantil
Em meio a todo portfólio do YouTube também é possível encontrar conteúdo impróprio para crianças. Para tentar contornar essa situação, a rede social oferece o “Modo Restrito”, uma espécie de filtro que barra os vídeos que já foram denunciados por outros usuários. Aqui, o 33Giga ensina como ativar o recurso. Outra forma de tornar o conteúdo adequado para os pequenos é usar a versão YouTube Kids, que foi criada especialmente para o público infantil de 2 a 8 anos.

Leia mais
Com cursos de programação e de youtuber, colônia de férias  são opções para crianças
YouTube do horror: descubra 10 curta-metragens de arrepiar

Assistir mais tarde
Descobriu um vídeo bem legal no YouTube, mas está ocupado para assisti-lo? Não se preocupe! A rede social tem a solução para quem tem uma vida agitada. Uma função nativa permite salvar o conteúdo para ver depois. Este tutorial do 33Giga mostra como realizar o processo.

Assistir offline
O YouTube Go é um aplicativo focado nos usuários que não podem comprar ou não têm acesso a planos de internet mais robustos. Com ele, é possível baixar vídeos da plataforma e assisti-los mesmo quando o usuário estiver offline ou conectado a uma rede ruim. Ainda dá para escolher a qualidade em que a gravação será baixada e estudar a quantidade de internet que consumirá para tal. Por enquanto, está disponível apenas para Android.

YouTube em segundo plano
O aplicativo do YouTube, por padrão, corta automaticamente a execução de vídeos quando o usuário bloqueia a tela do celular ou deixa o programa em segundo plano. Porém, existe uma maneira fácil de reverter esse problema. Basta fazer o download do app gratuito Floating Tube. Disponível apenas para Android, o programa permite redimensionar o player e posicioná-lo em qualquer lugar da tela. Clique aqui e saiba mais.

Agora que você conhece vários truques do YouTube, aproveite para saber quais são os vídeos mais assistidos de todos os tempos:

 
 
<
>
Menu