Tags

Dicas

Uber: 10 truques pouco conhecidos para usar melhor o app

Créditos: Divulgação
4 abril, 2017
Bianca Bellucci

Não é exagero dizer que o Uber revolucionou a forma como as pessoas se locomovem pelas cidades. Com preços camaradas e alguns mimos, o serviço de motorista particular conquistou praticamente a mesma proporção de fãs e protestos. Mas o aplicativo para Android e iOS segue firme e forte – mesmo com alternativas tentando ocupar seu lugar. Se você é um dos usuários que continuam no serviço, saiba que o software possui vários truques que podem otimizar sua experiência – e vão muito além das balinhas. O 33Giga separou 10 deles. Veja se você conhece (e usa) todos.

Desconto para novatos
Com o intuito de atrair clientes, o Uber sempre oferece a primeira viagem de graça a todos os seus novos usuários. Para ter acesso ao desconto de R$ 20, basta inserir um código que, geralmente, é enviado por um amigo que já usou o serviço – veja aqui como realizar o procedimento. O interessante é que, em troca, a pessoa que ofereceu a combinação também ganha R$ 20 para aproveitar nas corridas.

Trocar o nome
Se você digitou alguma letra errada na hora de cadastrar seu nome na conta do Uber ou prefere usar um apelido, saiba que é possível mudar seus dados. Em poucos passos, você consegue editar suas informações básicas. Clique aqui para conferir o tutorial.

Editar número do celular
No Uber, o número de telefone é um dado importante para a dinâmica entre motorista e passageiro. É ele que vai permitir que os usuários se comuniquem em caso de atrasos ou desencontros com os condutores. Então, caso você altere esse número, é bem importante atualizá-lo no aplicativo. Saiba aqui como realizar o procedimento.

Leia mais
Descubra 10 histórias bizarras que aconteceram no Uber
VAH compara corridas no Uber e outros apps para te ajudar a economizar

Corrigir nota
Para melhorar (ou piorar) a nota de um motorista é fácil. Basta ir até o recibo da viagem que o aplicativo te envia por e-mail e reavaliar a corrida na área Rate Your Driver – veja aqui o tutorial. Como o procedimento é realizado via correio eletrônico, é importante manter seu perfil no Uber sempre vinculada a uma conta atualizada e que você tenha acesso.

Peso da avaliação
Pode parecer história da carochinha, mas a avaliação que você dá para os motoristas é realmente usada para manter a plataforma saudável. Por padrão, os condutores precisam manter uma média de 4,6 pontos para continuar atuando no serviço. Quem atinge uma pontuação igual ou inferior a 4,5 fica impossibilitado de trabalhar pelo aplicativo por 48 horas. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

Viagem não encerrada
Caso o motorista tenha esquecido de encerrar a corrida e esteja circulando pela cidade às custas do seu cartão de crédito, não é necessário entrar em desespero – sério. O Uber possui uma área para informar o ocorrido, como mostra neste tutorial. Após a reclamação, a empresa entra em contato com o passageiro via e-mail e estorna o valor excedido.

Reclamar do motorista
Nem sempre as corridas feitas pelo Uber são regadas a balinha e gentileza. Já são muitas as histórias de usuários que se sentiram desconfortáveis, mal tratados e até lesados por motoristas do aplicativo. Nesses casos, é fundamental fazer uma reclamação formal à empresa para que providências sejam tomadas – e você tenha viagens melhores no futuro. As queixas podem ser enviadas diretamente pelo app. Veja aqui como realizar o procedimento.

Leia mais
Uber de iate? Em Dubai existe esse serviço e muito mais
Uber sem motorista? Frota futurística chega ao mercado norte-americano

Compartilhe corridas
A corrida com o UberX sai por um preço bem camarada. Mas a viagem pode ser ainda mais barata com o UberPOOL – mais precisamente 40%. Isso porque o passageiro pode dividir a viagem e os custos com outros usuários que estejam indo para a mesma direção que ele. Veja aqui como usar esse recurso.

Perfil familiar
O Perfil Familiar do Uber é um recurso que permite que várias pessoas usem o mesmo cartão de crédito para pagar as corridas. Na prática, o proprietário da conta titular adiciona seus parentes e amigos – apesar do nome, o app não restringe os laços entre participantes – e as viagens podem passar a serem cobrados no número cadastrado no perfil. Confira aqui como usar a função.

Nota do passageiro
Depois de uma viagem com Uber, o passageiro pode avaliar o motorista. O que nem todo mundo sabe é que quem dirige o carro também dá uma nota para os usuários depois que eles desembarcam. Esse sistema de avaliação serve para garantir que todos sejam respeitados e tenham uma boa experiência com o app. Ficou curioso para saber sua avaliação? Clique aqui.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book sobre segurança na internet.