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10 dicas para ter um site realmente responsivo

17 março, 2017
Da Redação, com assessoria

Em 2016, o número de smartphones no Brasil já batia 168 milhões de aparelhos, segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Entre 2015 e 2016, esse aumento representou 9% e a tendência é que essas crescentes se superem a cada ano.  Até 2018, a projeção é de 236 milhões de celulares.

Com consumidores cada vez mais mobile, as empresas precisam se voltar para atender a clientes imediatistas, que buscam informações rápidas e conteúdos fáceis, além de possuírem necessidades de comportamentos que se voltam para o smartphone a todo instante. A página da sua empresa está preparada para essas demandas? Eduardo Cortez, presidente LATAM da Search Optics, preparou um guia com 10 dicas para sua empresa ter um site responsivo de sucesso. Confira!

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para 33giga@33giga.com.br e suas questões podem ser respondidas

1. Conheça seu parceiro e seu consumidor
Na hora de contratar uma empresa para fazer o seu site, avalie o portfólio dela e entenda se as páginas criadas são realmente responsivos. É essencial entender a experiência da agência na criação, o conhecimento em seu mercado e seus diferenciais. Também é importante entender seu consumidor. Pense como o cliente e avalie o que você gostaria de ver no site para que o seu conteúdo seja relevante ao seu público.

2. Pense em todas as telas
Responsivo é o site que oferece a melhor experiência de usuário em qualquer tamanho de tela, seja ela pequena (celular e tablet) ou grande (desktop e TV). Para isso, a página deve oferecer uma excelente experiência de navegação em todos os dispositivos. Pode acontecer, por exemplo, do site ser planejado perfeitamente para dispositivos móveis, mas não entregar o mesmo desempenho em telas maiores. Fique atento!

3. Planeje o conteúdo
Planeje o conteúdo para que atenda às necessidades do consumidor em diversos momentos. Se ele acessar seu site a partir de um computador, possivelmente quer conhecer mais detalhes da sua empresa, checar seu estoque ou entender os diferenciais do seu negócio. Já se de um celular, pode estar buscando endereço, informações de contato ou avaliações. O cliente também pode acessar a página dentro da sua loja ou de um concorrente para pesquisar preços. Ou seja, conhecer o perfil do seu consumidor e planejar a construção do site é essencial.

4. Menos é mais
Nem sempre uma quantidade absurda de conteúdo significa qualidade. O site deve ser preparado com o conteúdo de qualidade, fácil acesso e leitura, com informações diretas e claras.

5. Posicione corretamente os botões de contato
Chame seu usuário para ação. Informações de contato devem ser de fácil acesso e possibilitar que o cliente ligue para sua empresa só com um clique em cima do número de telefone. Permita também abrir o navegador do celular com a rota calculada só com um toque no endereço. Além disso, os formulários devem solicitar poucas informações.

6. Velocidade e navegação
O tempo que seu site demora para carregar influencia diretamente no número de visitantes que recebe. Segundo o Google, quase metade dos visitantes abandona uma página em dispositivos móveis se elas não carregam em três segundos.

7. Imagens flexíveis
Elimine os excessos que podem deixar o seu site muito carregado e não esqueça de usar orientação de tela para que as fotos se adaptem. Imagens otimizadas reduzem o tempo de carregamento e facilitam a navegação e sua visualização.

8. Facilite a navegação
Desenvolva seu site considerando a utilização de menus curtos, já que os usuários do mobile não têm paciência de percorrer uma longa lista de opções para encontrar o que querem. Facilite, também, a volta para a página principal, já que este é um hábito comum dos internautas.

9. Simplifique as buscas
Torne o campo de buscas visível, próximo ao topo da página, e utilize campos de buscas inteligentes que permitem que o usuário insira seu texto de pesquisa e o sistema traga a melhor resposta para ele.

10. Teste seu site
Antes de colocar seu site no ar faça testes em diversos dispositivos, do mais antigo ao mais recente. Seja ele smartphone, tablet, desktop ou a tela de uma TV. Só realizando testes será possível encontrar falhas e corrigi-las para oferecer a melhor experiência de navegação para seu usuário.

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