Opera Max: app economiza mais de 50% do plano de dados Opera Max: app economiza mais de 50% do plano de dados

O Opera Max é mais um produto da empresa norueguesa Opera, conhecida por seus navegadores homônimos. O app, entretanto, não é um browser: ele reduz o consumo de dados do smartphone durante o acesso à internet, compactando vídeos e fotos dos aplicativos que são compatíveis com o programa. Ele é gratuito e por enquanto só está disponível para celulares Android (baixe-o aqui). Não há previsão de lançamento da versão para outros sistemas ou para tablets.

Crédito: Reprodução
Interface do Opera Max é bastante simples e fácil de ser usada.

Usar o aplicativo é bastante simples. Após instalá-lo em seu smartphone, basta selecionar “conectar” no menu inicial do programa. Pronto, o Opera Max ele já está em funcionamento. Não é necessária fazer mais nenhuma configuração, o que é um ponto positivo para o programa. Na interface inicial é possível ver qual o consumo dos aplicativos desde que o Opera Max foi ligado.

Outra função interessante do programa é poder bloquear que aplicativos usem dados sem permissão ou fiquem rodando em segundo plano. Essa opção é interessante pois além de economizar o plano de dados, podem também poupar a bateria.

Nos testes realizados pelo 33Giga o aplicativo informou uma economia de 54% dos dados de um vídeo do Youtube, sendo que durante a reprodução do conteúdo não foi notada perda significativa de qualidade. Em momento algum o programa causou lentidão no aparelho ou travamentos para exibir os vídeos.

Embora seja simples de ser usado, o Opera Max poderia ser mais claro para mostrar qual aplicativo está economizando mais. Porém, nada que interfira na qualidade geral do produto, que é uma ótima opção para navegar de maneira mais rápida e com menos gastos pela web.

Menu